Histórico

metarreciclagem@yahoo.com.br
A partir de um trabalho voluntário de inclusão digital numa região de dunas em Florianópolis/SC, o coordenador do PROJETO METARRECICLAGEM, realizando um exercício de cidadania com os alunos, organizaram um mutirão para fazer uma limpeza nas dunas, mobilizando as lideranças locais e vários outros setores da comunidade. O que mais surpreendeu a todos, foi o material resultante desta limpeza, pois ao invés de papéis, plásticos, roupas, etc. foram encontrados tubos de imagem de monitores e TV´s CRT em grande quantidade, que contém materiais pesados e altamente poluentes como o chumbo e fósforo, pois 70% da população local são catadores, que tiravam o que economicamente era conveniente como o cobre e alumínio, e por não ter alternativa nem conhecimento sobre a bomba relógio que tinham nas mãos, acabavam jogando os tubos nas dunas, tendo como conseqüência a contaminação de rios, poços e aquífero através do lençol freático.

Pesquisa realizada, revelou a grande quantidade de substâncias tóxicas (em torno de 700), presentes nos equipamentos eletrônicos, porisso o simples descarte destas sucatas em aterros e lixões, resulta em sério impacto ambiental.

Alguns exemplos dos equipamentos e os danos causados pelo seu descarte incorreto:

Chumbo: Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo
Onde é usado: Computador, celular, televisão

Mercúrio: Causa danos cerebrais e ao fígado.
Onde é usado: Computador, monitor e TV de tela plana

Cádmio: Causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões.
Onde é usado: Computador, monitores de tubo CRT, baterias de laptops

Arsênico: Causa doenças de pele, câncer no pulmão e prejudica o sistema nervoso.
Onde é usado: Celular

Belírio: Causa câncer no pulmão.
Onde é usado: Computador, celular

Retardantes de chamas (BRT): Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas.
Onde é usado: Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios

PVC: Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios
Onde é usado: Em fios, para isolar corrente

*Fontes: Greenpeace e Waste Guide


Na Busca de uma solução, a idéia foi de encontrar um equipamento para realizar a descontaminação destes tubos, porém, por ser importado, tornou-se economicamente inviável, sendo que a alternativa encontrada foi a contratação de profissionais de mecânica, elétrica e pneumática e desenvolver um projeto para a construção de um protótipo de uma máquina que realizasse esta tarefa.

Com patrocínio da ELETROSUL CENTRAIS ELÉTRICAS S/A, iniciou-se a elaboração do projeto e construção do protótipo em 2010, e após realizar todos os ajustes (técnicos e ambientais) necessários, está previsto oficialmente o funcionamento da Máquina Descontaminadora de Tubos de CRT para janeiro de 2012. 

Com o funcionamento do equipamento de descontaminação, estaremos dando destinação correta a uma das maiores bombas relógio do lixo eletrônico 
"Os Tubos de Imagem CRT".